Bioenergia

Em função da sua característica renovável e não prejudicial ao meio ambiente, a energia gerada por biomassa é usualmente chamada de “energia verde” ou “bioenergia”. Diante de todo esse contexto, a biomassa passou de “resíduos” com baixo valor de mercado para um patamar de combustível energético economicamente viável e ecologicamente correto. A partir de inovações tecnológicas, é possível converter de modo altamente eficiente a biomassa em energia elétrica. E o que é a biomassa? É considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica - de origem vegetal ou animal - tendo por objetivo principal a produção de energia.

Tecnologia

A tecnologia oferecida pela Usitrar Eco-Energy para o processamento de resíduos sólidos e geração de energia, apresenta inúmeras vantagens frente as tecnologias disponíveis no mercado. Foi desenvolvida para oferecer alta eficiência com baixo consumo, maximizando os resultados, e minimizando os investimentos, o que proporciona um retorno rápido aos empreendedores. Os equipamentos utilizados são desenvolvidos e fabricados pela nossa empresa, a partir de tecnologia 100% nacional. A montagem e manutenção da usina são acompanhadas por técnicos durante todo o processo de instalação e inicio da operação. A Indústria de Processamento de Resíduos Sólidos traz uma alternativa tecnológica que vai ao encontro de todas as premissas da Sustentabilidade Ambiental: 1. Realiza o processamento de resíduos eliminando 100% de todo material que entra no processo, não deixando nenhum passivo ambiental; 2. Transforma os resíduos em carvão de ótima qualidade, que será utilizado para a produção de energia, conforme prevê o art. 9º da Lei 12.305/2010; 3. Não causa nenhum tipo de poluição do solo e do lençol freático, haja vista que os resíduos e o chorume não entram em contato com estes; 4. Não causa nenhum tipo de poluição atmosférica, pois todos os gases que são eliminados no processo são coletados e comercializados posteriormente para indústria de geração de energia; 5. Todos os efluentes industriais gerados são convertidos em insumos e comercializados para cadeia produtiva de diversos produtos como explicitados durante este estudo.

Benefícios

O aproveitamento cuidadoso e responsável da biomassa existente nos resíduos sólidos gerados a partir dos lixões promove alta produtividade e zelo para com o ecossistema. Trata-se de um processo integrado, limpo e sem desperdícios que utiliza todas as sobras e rejeitos para produção de biomassa e geração de energia. Dar a destinação final adequada aos resíduos sólidos e ainda gerar energia de boa qualidade é uma solução inteligente para minimizar os impactos ambientais e gerar lucro. A implantação de uma usina da Usitrar Eco-Energy representa um marco na vida de qualquer empresa ou município, pois passa a contribuir de forma eficiente para a sustentabilidade do planeta.

© 2017 oscar@videodigital.com.br